O website da Quinta Vale D. Maria recorre a cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao navegar no nosso website, estará a concordar com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

pt
Deve ter idade legal para entrar neste site.
Ao clicar em entrar, está a confirmar que tem a idade legal para consumir bebidas alcoólicas no seu país.

Aventurámo-nos Douro acima até ao Douro Superior. Este caminho revelou um refúgio de biodiversidade e paisagens magníficas. Uma região de identidade muito própria que se reflete não só na paisagem, mas também no clima, terroir e nos vinhos aqui produzidos.

Descubra os segredos desta sub-região do Douro.

O potencial do Douro Superior

A sub-região do Douro Superior permaneceu praticamente isolada até ao século XVIII, mais concretamente, até 1780 com o reinado de D. Maria. Tal como explica o Master of Wine Dirceu Vianna Junior na Revista Grandes Escolhas, a remoção do monólito de granito “Cachão da Valeira” existente do rio tornou-o navegável e, consequentemente, aumentou a acessibilidade à região.

No entanto, a sua posição geográfica remota e isolada revelou ter as suas vantagens. O Douro Superior sofreu pouca intervenção humana, o que permitiu preservar os recursos naturais e personalidade desta sub-região ao longo dos anos.

Segundo os dados do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, o Douro Superior é a maior das 3 sub-regiões do Douro com uma área total de vinha de 10 077 hectares, representando cerca de 9% da região. Entre outros aspetos, a grande área vinícola por explorar revela o potencial desta sub-região, sendo, atualmente, um locais mais promissores e excitantes para a concretização de novos projetos.

O clima austero do Douro Superior

O rio Douro e os afluentes que serpenteiam a Região Vinhateira do Alto Douro, juntamente com as serras ocidentais que a protegem dos ventos do atlântico, originam um microclima muito próprio que favorece a produção de vinhos de excelência. Esse microclima subdivide-se em 3 sub-regiões muito particulares, entre as quais, o Douro Superior, onde se situa a Quinta Vale do Sabor. Das 3 sub-regiões, o Douro Superior é a mais quente e seca, onde a chuva e os recursos hídricos são escassos. O clima desta sub-região é tipicamente mediterrânico, caraterizado por

invernos muito frios, mas pouco chuvosos e verões muito quentes, época durante a qual a chuva é ainda mais escassa. O tempo quente e seco e as condições extremas dão origem a vinhos mais densos e estruturados.

Viaje até ao Douro Superior através dos nossos vinhos

Os vinhos da gama Douro Superior nasceram no emblemático terroir da Quinta do Vale Sabor, no Vale do Rio Sabor.

As parcelas mais velhas nesta Quinta possuem cerca de 35 anos. Plantadas, entre outras, com as castas Touriga Franca, Touriga Nacional ou Tinta Roriz, estão expostas a nascente, banhadas pelo sol da manhã e estando mais protegidas do sol tórrido do fim da tarde.

Na gama Douro Superior, as vinhas deste vale histórico estão na génese de vinhos que refletem o terroir onde se inserem e que refletem a essência e tipicidade deste local. Assim nasceram três perspetivas únicas da autenticidade e personalidade do Douro Superior que nos fazem viajar pelos segredos desta sub-região.

Fruto da sua posição geográfica e clima particulares, juntamente com a dimensão da área vínica por explorar, o Douro Superior é, atualmente, um local promissor para a concretização de sonhos e projetos. Viaje através da gama Douro Superior e partilhe os segredos desta sub-região com os seus amigos!