O website da Quinta Vale D. Maria recorre a cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao navegar no nosso website, estará a concordar com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

pt
Deve ter idade legal para entrar neste site.
Ao clicar em entrar, está a confirmar que tem a idade legal para consumir bebidas alcoólicas no seu país.

Quinta Vale D. Maria Reserva Porto

Nos Vinhos do Porto Quinta Vale D. Maria a vinificação é feita de forma tradicional, com pisa a pé em lagares de granito. Todos os Vinhos do Porto são produzidos com o mesmo cuidado e dedicação, de forma a criar vinhos da mais alta qualidade.  Mantemos assim a mesma filosofia para os nossos Vinhos do Porto que para os restantes vinhos: a obtenção de um carácter único. Desde o início do projeto na Quinta Vale D. Maria, produzimos Vinhos do Porto Vintage, LBV e Reserva, todos de uma só colheita.

A seleção das vinhas foi feita com base no conhecimento de produção de Vinho do Porto ao longo de várias gerações. Cada uma das parcelas, plantadas com várias castas indígenas e com exposição a Sul maioritariamente, apresenta idades que variam entre os 25 e os 60 anos de idade. Estas vinhas permitem criar Vinhos do Porto com complexidade, profundidade, aroma e estrutura, que representam um tempo e um lugar.

O ano vitícola de 2018/2019 foi particularmente atípico: extremamente seco, mas anormalmente fresco. Assim, as videiras foram capazes de aguentar o stress estival apesar das reservas de água no solo serem escassas. Como o calor só se manifestou entre o final do mês de Agosto e início de Setembro, não se verificaram perdas de produção por escaldão ou desidratação. A vindima começou em início de Setembro, prolongando-se até dia 10 de Outubro. O facto de o ano ter sido fresco permitiu uma maturação lenta. Deste modo, foi possível escolher o momento ideal para vindimar cada parcela de vinha, fazendo com que os vinhos da Colheita 2019 sejam de ótima qualidade.


Origem das uvas: Um blend de mais de 25 castas tradicionais do Douro, com predominância da Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca, mas onde se encontram, entre outras, a Rufete, a Tinta Amarela, a Tinta Francisca, a Sousão, procedentes das vinhas velhas e das plantações mais novas da Quinta Vale D. Maria. Com idades entre os 25 anos e superiores a 60 anos, as vinhas têm exposição Sul, Sudeste, Sudoeste, Nascente e Poente.

Vinificação e envelhecimento: As uvas são pisadas a pé, antes da fermentação, com incorporação de 15% do total de aguardente que seria adicionado ao Vinho do Porto. Isso permite uma maceração das uvas a temperaturas mais baixas, e durante um período de tempo mais extenso, antes da fermentação. Quando o mosto está pronto para a fortificação, esta é feita de uma só vez, adicionando a aguardente ao mosto e películas no lagar. Uma nova pisa assegura uma boa homogeneização e a paragem completa da fermentação. O mosto e aguardente permanecem no lagar por mais dois a quatro dias, com uma pisa muito ligeira de 10 minutos, duas vezes ao dia. É tirado para os tonéis junto com as prensas. O vinho envelhece em tonéis muito antigos (mais de 100 anos) de carvalho e castanho, e em pequenas cubas de aço inoxidável até ao mês anterior ao engarrafamento.

Notas de prova: De cor intensa, o Quinta Vale D. Maria Reserva Porto Lote 19 é expressivo no nariz. Com notas de fruta preta suculenta, este vinho é equilibrado, elegante e poderoso. Apresenta um final de boca longo e frutado. Uma verdadeira experiência do que há de mais tradicional no Douro.

Detalhes Técnicos

Acidez Total
4.2 g/l
Teor Alcoólico
20%
Açúcares totais
104 g/l
pH
3,4
Engarrafamento
3.925 garrafas de 75cl

Enólogos

Direção de Enologia: Diogo Campilho
Enólogo: Rui Viana
Wine Consultant: Valérie Lavigne

Ficha técnica

download pdf

Conheça mais vinhos na nossa enoteca

ver mais vinhos