O website da Quinta Vale D. Maria recorre a cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao navegar no nosso website, estará a concordar com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

pt
Deve ter idade legal para entrar neste site.
Ao clicar em entrar, está a confirmar que tem a idade legal para consumir bebidas alcoólicas no seu país.

Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca

Vinhos como o Quinta Vale D. Maria Vinha Francisca demonstram que o Douro é capaz de produzir vinhos de excepcional frescura, mantendo corpo, equilíbrio, elegância e aromas intensos.

O ano 2018 foi um ano atípico na viticultura, em comparação com os cinco anos anteriores. O inverno foi frio e seco e a primavera fresca com chuva intensa. O verão dividiu-se em dois períodos, em que o primeiro foi frio e chuvoso e o segundo, mais tarde, quente e extremamente seco. Isto provocou um atraso na floração, no entanto, devido às chuvas, a vinha foi capaz de recolher um nível de água suficiente para florescer. Verificou-se uma maior pressão para o desenvolvimento de míldio e a instabilidade climática baixou consideravelmente os níveis de produtividade. Na Quinta Vale D. Maria (Cima Corgo) monitorizámos as vinhas cuidadosamente para evitar a propagação de míldio. Na Quinta Vale do Sabor (Douro Superior), um clima mais consistente permitiu o desenvolvimento das vinhas em boas condições. Em agosto, observou-se alguma desidratação e escaldões, mesmo que leves. Desta forma, os níveis de produção nunca baixaram de forma drástica em nenhuma das nossas propriedades. As vindimas começaram no dia 12 de setembro com uvas brancas. Choveu ligeiramente, as uvas foram colhidas na maturação ideal, criando um mosto de alta qualidade.

Origem das uvas: Em 2004, ano do 18º aniversário da Francisca, filha de Cristiano van Zeller, uma nova vinha foi plantada, com Sousão (50%), Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Francisca e Rufete. Com um total de 4,5 hectares, a Vinha da Francisca está virada a Sul e Sudeste, principalmente. 

Vinificação e envelhecimento: Todas as uvas são apanhadas à mão, cuidadosamente selecionadas no tapete de escolha e desengaçadas antes de entrarem nos lagares de granito. Todas as uvas são pisadas em lagares e fermentam depois durante 7 a 10 dias a temperaturas de 22ºC a 27ºC nos lagares ou em cubas de aço inoxidável com remontagens manuais. Os vinhos são tirados a limpo para barricas novas de carvalho francês de 225L, barris de diferentes caracteristicas (Seguin Moreau, François Frères, Taransaud, Nadalie e Berthomieu), onde se processa a fermentação maloláctica. Estagia durante 21 meses em barricas de carvalho francês 50% novas. A seleção final de barricas e a composição do lote processa-se cerca de um mês antes do engarrafamento.

Notas de prova: De excecional frescura, o Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca 2018 marca pela sua elegância. Com uma grande profundidade de cor, este vinho seduz pela concentração de aroma de frutos vermelhos maduros, cereja negra, ameixa e framboesa. Elegância e frescura anunciam um final longo e cremoso.

Detalhes Técnicos

Acidez Total
5,5 g/l
Teor Alcoólico
14,6% vol
Açúcares totais
0,6 g/l
pH
3,69
Engarrafamento
Julho 2020 – 5.963 garrafas de 75cl​, 150 Magnums de 1.5L e 24 Double-Mangums de 3L.

Ficha técnica

download pdf

Conheça mais vinhos na nossa enoteca

ver mais vinhos