Vinhos como o Quinta Vale D. Maria Vinha Francisca demonstram que o Douro é capaz de produzir vinhos de excepcional frescura, mantendo corpo, equilíbrio, elegância e aromas intensos.
O ano vitícola de 2018/2019 foi particularmente atípico: extremamente seco, mas anormalmente fresco. Assim, as videiras foram capazes de aguentar o stress estival apesar das reservas de água no solo serem escassas. Como o calor só se manifestou entre o final do mês de Agosto e início de Setembro, não se verificaram perdas de produção por escaldão ou desidratação. A vindima começou em início de Setembro, prolongando-se até dia 10 de Outubro. O facto de o ano ter sido fresco permitiu uma maturação lenta. Deste modo, foi possível escolher o momento ideal para vindimar cada parcela de vinha, fazendo com que os vinhos DOC Douro da Colheita 2019 sejam de ótima qualidade.
Origem das uvas: Em 2004, ano do 18º aniversário da Francisca, filha de Cristiano van Zeller, uma nova vinha foi plantada, com Sousão (50%), Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Francisca e Rufete. Com um total de 4,5 hectares, a Vinha da Francisca está virada a Sul e Sudeste, principalmente.
Vinificação e envelhecimento: Todas as uvas são apanhadas à mão, cuidadosamente selecionadas no tapete de escolha e desengaçadas antes de entrarem nos lagares de granito. Todas as uvas são pisadas em lagares e fermentam depois durante 7 a 10 dias a temperaturas de 22ºC a 27ºC nos lagares com remontagens manuais. Os vinhos são tirados a limpo para barricas novas de carvalho francês de 225L, barris de diferentes caracteristicas (Seguin Moreau, François Frères, Taransaud, Nadalie e Berthomieu), onde se processa a fermentação maloláctica. Estagia durante 18 meses em barricas de carvalho francês 50% novas. A seleção final de barricas e a composição do lote processa-se cerca de um mês antes do engarrafamento.
Notas de prova: De excecional frescura, o Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca 2019 marca pela sua elegância. Com uma grande profundidade de cor, este vinho seduz pela concentração de aroma de frutos vermelhos maduros, cereja negra, ameixa e framboesa. Elegância e frescura anunciam um final longo e cremoso.