O vinho Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio apresenta um perfil sedoso, profundo, envolvente e o seu final longo, quase teimoso torna este vinho inesquecível.
O ano vitícola de 2018/2019 foi particularmente atípico: extremamente seco, mas anormalmente fresco. Assim, as videiras foram capazes de aguentar o stress estival apesar das reservas de água no solo serem escassas. Como o calor só se manifestou entre o final do mês de Agosto e início de Setembro, não se verificaram perdas de produção por escaldão ou desidratação. A vindima começou em início de Setembro, prolongando-se até dia 10 de Outubro. O facto de o ano ter sido fresco permitiu uma maturação lenta. Deste modo, foi possível escolher o momento ideal para vindimar cada parcela de vinha, fazendo com que os vinhos DOC Douro da Colheita 2019 sejam de ótima qualidade.
Origem das uvas: Com menos de um hectare, esta pequena vinha encontra-se perto do Rio Torto que corre no sopé da Quinta Vale D. Maria. Tem 29 castas diferentes (49% Tinta Barroca, 20% Touriga Franca e 20% outras) plantadas, todas misturadas, numa vinha com uma média de idade de 80 anos. Virada a Sul, esta vinha dispõe de várias horas de sombra ao final do dia, devido à proximidade com o monte e a altura da montanha que se estende à sua frente. Desde a nossa primeira vindima na Quinta Vale D. Maria, em 1996, que identificámos características únicas em cada parcela. Na vindima de 2009 decidimos que iríamos engarrafar separadamente os vinhos desta parcela tão especial.
Vinificação e envelhecimento: Todas as uvas são colhidas à mão, cuidadosamente selecionadas em tapete de escolha e pisadas em lagares onde fermentam depois durante 7 a 10 dias a temperaturas de 22ºC a 27ºC. Barricas novas de carvalho francês Allier de 225L (François Frères, Taransaud, e outros), onde se processa a fermentação maloláctica e estágio durante 18 meses.
Notas de prova: O Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio 2019 apresenta um nariz frutado, com várias especiarias, tabaco, e ligeiras notas de chocolate e uma grande intensidade. Em boca, o vinho é texturado, surpreendentemente fresco, com grande vigor, extremamente saboroso e com taninos suaves e sedosos.