O website da Quinta Vale D. Maria recorre a cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao navegar no nosso website, estará a concordar com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

pt
Deve ter idade legal para entrar neste site.
Ao clicar em entrar, está a confirmar que tem a idade legal para consumir bebidas alcoólicas no seu país.

Vale D. Maria Douro Superior

A colheita de 2018/2019 foi particularmente incomum: extremamente seca, mas excecionalmente quente. Assim, as vinhas foram capazes de suportar o estresse do verão, apesar da falta de reservas de água no solo. Como o calor não apareceu até o final de agosto e início de setembro, não houve perda de produção por escaldamento ou desidratação. A vindima teve início no início de setembro e prolongou-se até 10 de outubro. O facto de o ano ser fresco permitiu uma maturação lenta. Desta forma, foi possível escolher a época ideal para a vindima de cada parcela de vinha, originando vinhos DOC Douro vintage 2019 de excelente qualidade.

Origem das uvas: Produzido principalmente a partir de Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e outras castas, cultivadas nas encostas do Vale do Rio Sabor e Vale do Douro, na sub-região do Douro Superior. As vinhas têm entre 20 e 35 anos.

Vinificação e envelhecimento: Na Quinta Vale do Sabor, em cubas de inox durante 7 a 12 dias, a temperatura controlada entre 22ºC e 27ºC. Estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês de 2º e 3º ano. Seguido de envelhecimento em cubas de inox pelos restantes 13 meses.

Notas de prova: O Vale D. Maria Douro Superior apresenta uma cor rubi brilhante e viva. Os frutos vermelhos típicos do Douro Superior estão incrivelmente presentes no nariz, onde se destacam os aromas a amoras, morangos e cerejas pretas, tornando este vinho muito complexo e intenso. As notas de baunilha combinam-se na perfeição para realçar a textura aveludada deste vinho que termina lentamente com um final longo e profundamente fresco. Ideal para acompanhar pratos de carne, ou bacalhau assado no forno.

Detalhes Técnicos

Acidez Total
5,0 g / l
Teor Alcoólico
14%
Açúcares totais
0,8 g / l
pH
3,76
Engarrafamento
Março de 2021, em 48.000 garrafas de 75cl.

Enólogos

Cristiano van Zeller
Manuel Soares

Ficha técnica

download pdf

Conheça mais vinhos na nossa enoteca

ver mais vinhos