O website da Quinta Vale D. Maria recorre a cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao navegar no nosso website, estará a concordar com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

pt
Deve ter idade legal para entrar neste site.
Ao clicar em entrar, está a confirmar que tem a idade legal para consumir bebidas alcoólicas no seu país.

Vale D. Maria Very Old Tawny Colheita Porto 1969

1969

Nos Vinhos do Porto Quinta Vale D. Maria a vinificação é feita de forma tradicional, com pisa a pé em lagares de granito. Todos os Vinhos do Porto são produzidos com o mesmo cuidado e dedicação, de forma a criar vinhos da mais alta qualidade.  Mantemos assim a mesma filosofia para os nossos Vinhos do Porto que para os restantes vinhos: a obtenção de um carácter único. Desde o início do projeto na Quinta Vale D. Maria, produzimos Vinhos do Porto Vintage, LBV e Reserva, todos de uma só colheita.

A seleção das vinhas foi feita com base no conhecimento de produção de Vinho do Porto ao longo de várias gerações. Cada uma das parcelas, plantadas com várias castas indígenas e com exposição a Sul maioritariamente, apresenta idades que variam entre os 25 e os 60 anos de idade. Estas vinhas permitem criar Vinhos do Porto com complexidade, profundidade, aroma e estrutura, que representam um tempo e um lugar.

2019
Robert Parker: 95 pontos

“Brilhante e irresistível de momento, projetando naturalmente tanto harmonia como complexidade. Este é o primeiro de vários Old Tawnies que os Produtores planeiam lançar. É um muito bom início.”

Vale D. Maria tem vindo a criar vinhos únicos, desde a sua primeira garrafa em 1996. A nossa visão do Douro é que cada canto desta região tem um caracter único, devido às variações climáticas, paisagísticas e vínicas. Este projeto nasceu nas mãos de Cristiano van Zeller, que, graças a um extenso conhecimento adquirido ao longo de várias gerações acrescido de vários anos de experiência própria, reconheceu de imediato o potencial do terroir de Quinta Vale D. Maria, para a produção de vinhos tintos e do Porto. Sempre consideramos cada engarrafamento dos nossos vinhos do Porto como algo especial. Na continuação desta filosofia, decidimos produzir exclusivamente Old Tawny Colheita Ports. Procurámos em adegas antigas do Douro, os últimos barris de Very Old Colheitas. Assim, ao longo dos anos fomos adquirindo os últimos barris de anos selecionados que foram cuidadosamente guardados, constituindo a nossa coleção mais valiosa. Chegou a hora de revelar esta coleção especial, começando com o lançamento do Vale D. Maria Old Tawny Colheita Porto 1969

Vinificação e envelhecimento: Estes vinhos do Porto excecionais envelhecem em barricas de vinho do Porto até à data de engarrafamento, com uma idade mínima de 50 anos. Os barris são conservados em condições ideais para um envelhecimento prolongado, as temperaturas são mantidas frescas e a luminosidade da adega baixa.  Os vinhos amadureceram lentamente, desenvolvendo aromas elegantes, concentrados e delicados, tornando-se intensamente ricos e frescos, com uma grande persistência e criando uma experiência inesquecível, pela qual vale a pena esperar.

Notas de prova: Ao longo dos anos, este vinho foi concentrando nuances de mogno e âmbar, com reflexos amarelos. Opulento no nariz, com um núcleo de mel e manteiga de caramelo, fragrâncias de pêssegos secos e ameixas, tal como uma áurea de menta e eucalipto. Este vinho é doce e melaço, apresentando diversas frutas num conjunto bem equilibrado. O vinho é claro e prolonga-se no palato, marcando o fim de um inicio muito agradável. 


Detalhes Técnicos

Acidez Total
5,0 g/
Teor Alcoólico
20,0% vol
Açúcares totais
125 g/l
pH
3,74
Engarrafamento
Os vinhos são engarrafados de acordo com encomendas. O primeiro engarrafamento foi em Outubro 2019.

Enólogos

Cristiano van Zeller
Francisca van Zeller
David Ferreira
Manuel Soares

Ficha técnica

download pdf

Conheça mais vinhos na nossa enoteca

ver mais vinhos