O Inverno 2019/2020 foi bastante positivo na Região Demarcada do Douro, no sentido em que houve a capacidade de repor os níveis hídricos no solo. Contudo, o mês de Fevereiro foi mais quente que o normal, o que provocou um abrolhamento precoce e obrigou a alguns ajustes logo no início do ciclo. O início da Primavera trouxe todos os receios da pandemia e o primeiro confinamento em Portugal. Associada à já difícil gestão do ano agrícola, foi necessária uma grande adaptação. A Primavera amena permitiu um ótimo desenvolvimento das videiras. Em Julho, as condições mudaram e vivemos um dos meses de Julho mais quentes de que há registos. Foi um desafio para as videiras, onde, em castas como a Tinta Barroca, se verificaram escaldões solares. Em meados de Agosto, as temperaturas baixaram e houve alguma precipitação, o que permitiu encetar o final da maturação com algum conforto.
A vindima iniciou-se no Douro Superior, a 12 de Agosto com as castas brancas. No Cima Corgo, a vindima iniciou-se com as castas brancas, a 31 de Agosto.
Origem das uvas: Tal como D. Maria II, que permitiu a navegabilidade do rio em direção ao Douro Superior, tentámos recriar essa viagem neste vinho: rico, intenso e que reflete o nosso espirito de aventura. Aventurámo-nos Douro acima, até à sub-região do Douro Superior. Ao longo do histórico e belíssimo vale do Rio Sabor, selecionámos vinhas com mistura de castas que reflitam a frescura, densidade e vivacidade desta sub-região.
Vinificação e envelhecimento: Rabigato é uma das mais nobres castas do Douro, e destaca-se principalmente no Douro Superior pela sua capacidade de manter frescura. O carácter floral e de grande equilíbrio do Viosinho, cria um blend harmonioso com o Arinto, mais aromático e encorpado. Totalmente elaborado na nossa adega, a fermentação é feita em barrica, o que confere ao vinho o perfil de madeira muito bem integrado. O vinho estagia nas mesmas barricas de carvalho francês, cuidadosamente selecionadas das tanoarias de melhor qualidade.
Notas de prova: O Vale D. Maria Vinhas do Sabor Branco 2020 é marcado por uma grande frescura e elegância. Neste vinho, o caracter frutado e fresco das castas é preservado. De perfil amadeirado, muito bem integrado, este vinho seduz pela sua envolvência em boca.