O website da Quinta Vale D. Maria recorre a cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao navegar no nosso website, estará a concordar com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

pt
Deve ter idade legal para entrar neste site.
Ao clicar em entrar, está a confirmar que tem a idade legal para consumir bebidas alcoólicas no seu país.

Vale D. Maria Vinhas do Sabor Tinto

O reflexo da austeridade do Douro Superior na densidade que apresenta, e a finesse do terroir através da delicadeza da fruta que nele nasce.

O Inverno 2019/2020 foi bastante positivo na Região Demarcada do Douro, no sentido em que os níveis de água foram repostos no solo. No entanto, o mês de fevereiro foi mais quente que o normal, o que ocasionou a brotação precoce e obrigou a alguns ajustes no início do ciclo. A primavera amena permitiu um excelente desenvolvimento das vinhas. Em julho, as condições mudaram e vivemos um dos meses mais quentes registrados neste mês. Foi um desafio para as vinhas, nomeadamente para castas como a Tinta Barroca, devido às altas temperaturas e possibilidades de queimadas. Em meados de agosto, as temperaturas baixaram e houve alguma precipitação, o que permitiu um bom final de maturação. A vindima iniciou-se no Douro Superior, a 12 de agosto, com as castas brancas. No Cima Corgo, a vindima iniciou-se com as castas brancas, a 31 de agosto.

Origem das uvas: Localizada na sub-região do Douro Superior, a Quinta Vale do Sabor encontra-se num dos mais especiais vales da região. Esta Quinta distingue-se pela sinuosidade do rio Sabor, onde o vale é mais apertado. Neste local plantámos diversas castas, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alicante Bouschet e Baga. Com idades entre 10 e 35 anos, as vinhas produzem vinhos de grande concentração.

Vinificação e envelhecimento: Todas as uvas são apanhadas à mão, cuidadosamente selecionadas no tapete de escolha e desengaçadas antes de entrarem nos lagares de granito, na Quinta Vale do Sabor. Todas as uvas são pisadas em lagares e fermentam depois durante 7 a 10 dias a temperaturas controladas de 22ºC a 27ºC em cubas de aço inoxidável com remontagens manuais. Os vinhos são tirados a limpo para barricas de segundo e terceiro uso de carvalho francês de 225L onde se processa a fermentação malolática. Estagia 21 meses nas mesmas barricas. A seleção final de barricas e a composição do lote processa-se cerca de um mês antes do engarrafamento.

Notas de prova: De atraente cor rubi, o Vale D. Maria Vinhas do Sabor tinto 2020 é muito concentrado e fresco. Vivo, com um toque floral, impressiona, no nariz, pela exuberância dos frutos vermelhos, como framboesas, mirtilos e amoras. Com boa estrutura e taninos elegantes, este vinho apresenta um final longo e fresco.

Detalhes Técnicos

Acidez Total
5,1 g/dm3
Teor Alcoólico
14% vol.
Açúcares totais
<2 g/dm3
pH
3,80
Engarrafamento
Julho/2022

Enólogos

Diogo Campilho
Rui Viana

Ficha técnica

download pdf

Conheça mais vinhos na nossa enoteca

ver mais vinhos