Le website de Quinta Vale D. Maria utilise des cookies pour optimiser votre expérience d’utilisateur. En naviguant sur ce site, vous acceptez notre Politique de Confidentialité et notre Politique de Cookies.

fr
Vous devez être majeur pour accéder à ce site.
En cliquant sur entrer, vous confirmez que vous avez l'âge légal pour consommer de l'alcool dans votre pays.

Quinta Vale D. Maria

A diversidade de castas tornam este vinho profundo e intenso, com aromas de cereja, ameixa e amora silvestre, típicos do field blend na sua génese.

2023
Concurso Vinhos de Portugal: Medalha Premium Gold
2022
Wine Enthusiast: 90 pontos
James Suckling: 92 pontos

O ano vitícola de 2018/2019 foi particularmente atípico: extremamente seco, mas anormalmente fresco. Assim, as videiras foram capazes de aguentar o stress estival apesar das reservas de água no solo serem escassas. Como o calor só se manifestou entre o final do mês de Agosto e início de Setembro, não se verificaram perdas de produção por escaldão ou desidratação. A vindima começou em início de Setembro, prolongando-se até dia 10 de Outubro. O facto de o ano ter sido fresco permitiu uma maturação lenta. Deste modo, foi possível escolher o momento ideal para vindimar cada parcela de vinha, fazendo com que os vinhos DOC Douro da Colheita 2019 sejam de ótima qualidade.

Origem das uvas: Um field blend de 41 castas diferentes, onde se encontram, entre outras, o Rufete, a Tinta Amarela, a Tinta Francisca, o Sousão, a Touriga Franca, a Tinta Roriz e muitas outras típicas do Douro, procedentes dos 10 hectares de vinhas velhas originais da Quinta Vale D. Maria. As vinhas têm idade superior a 60 anos, com exposição Sul, Sudeste, Sudoeste, Nascente e Poente.

Vinificação e envelhecimento: As vinhas velhas da Quinta Vale D. Maria estão divididas em parcelas diferentes e cada parcela é colhida à mão. As uvas são selecionadas antes de entrarem na adega. São desengaçadas e pisadas em lagares, 1 a 3 dias antes da fermentação que ocorre em lagar e/ou em cubas de aço inoxidável. Em lagar, os vinhos são pisados a pé todas as noites, em cubas de aço inox, fazem-se remontagens manuais. Os vinhos são tirados a limpo para barricas de carvalho francês, de 225 litros, provenientes de diversas tanoarias, onde se processa a fermentação maloláctica. Todos os vinhos estagiam depois durante 21 meses em barricas de carvalho francês, sendo os diferentes lotes obtidos, de cada fermentação, mantidos completamente separados até à composição do lote final, cerca de um mês antes do engarrafamento.

Notas de prova: A riqueza aromática que sobressai de frutos vermelhos como amora silvestre, framboesa e cereja madura, caracterizam o Quinta Vale D. Maria Douro tinto 2019. Estrutura elegante e concentrada. Suculento em boca, é equilibrado, fresco e com um final que perdura.

Analyse Technique

Acidité totale
6,2 g/dm3
Alcool
15% vol.
Sucres totaux
0,6 g/dm3
pH
3,55
Quantités
Julho 2021

Vignerons

Manuel Soares
António Andrade

Fiche de données

download pdf

Découvrez nos vins

voir les vins